NOSSOS PROJETOS

O serviço prestado no CAEERP tem por finalidade promover a autonomia, independência e inclusão social.
Conta com equipe especializada e habilitada para prestação de serviços às pessoas que requeiram cuidados permanentes ou temporários. Contudo cada ação demanda procedimentos metodológicos diferentes que serão apresentados a seguir.

Oficina Pintura em tecido e tela:

Esta ação ocorrerá 1 vez na semana com duração de 3 horas, em período matutino e vespertino. Os participantes são mães/cuidadores, usuários da instituição e membros da comunidade, os quais terão a oportunidade de aprender técnicas para geração de renda, uma vez que muitos deles não podem ter um trabalho formal, pois as atividades com terapias/médicos de seus filhos/dependentes ocorrem diariamente.

Oficina de artesanato:

Esta ação ocorrerá 3 vezes na semana com duração de 3 horas, em período matutino e vespertino. O público alvo desta oficina será jovens e adultos com deficiência. Nesta oficina os usuários utilizam peças em madeira, ou seja, a peça em mdf chega cru, os usuários, pintam, lixam, dão acabamento e utilizam-se das mais variadas técnicas com a ajuda de uma professora, até que a peça chegue em seu estágio final pronto para venda. Quando as peças estão prontas é realizado bazares internos e externos.

Projeto Vivências:

Está ação ocorrerá 01 vez na semana visando à formação integral do SER através de atividades ligadas a cidadania, meio ambiente, artes visuais, culinária, tecnologia, letramento dente outras. Buscará despertar e desenvolver a autonomia e o protagonismo, proporcionando-lhes a construção de sua identidade pessoal e o pertencimento a sociedade. As atividades serão direcionadas ao meio ambiente- consciência ambiental e sustentabilidade, atividades sociais e culturais, fotografia, artes plásticas e visuais, passeios, letramento, tecnologia e outras atividades pertinentes

Roda de Conversa:

Este é um espaço para as famílias e comunidade poderem trocar experiências, repensar sua condição de família e de existência dentro da comunidade a qual pertence, ouvir a experiência do outro nos faz repensar nossas próprias angustias, fortalecendo e agregando valores para o fortalecimento familiar. Para tanto utiliza-se de diversas técnicas de grupo, livros, filmes, vivencias, dinâmicas dentre outros recursos. Esta ação ocorrerá uma vez na semana com duração de 3 horas cada encontro

Oficina Dança/ Música:

A dança, música e artes são elementos fundamentais que se unem para expressão do ser humano. Estando uma ligada à outra por provocar uma liberação de comunicação de sentimentos, agindo como uma ferramenta de liberação de emoções, contribuindo no desenvolvimento cognitivo, motor, intenção comunicativa e social, com esses recursos podemos reconhecer as possibilidades que esses elementos (dança, música e artes) proporciona ao ser humano individual ou ao grupo.

Serviço Social:

O serviço social é a “porta de entrada” para qualquer usuário na instituição, é o setor responsável pela ficha de inscrição, acolhida, escuta, visita domiciliar, relatórios, prontuários, orientações, encaminhamentos para rede de serviços, reingresso escolar, encaminhamento para cadastro socioeconômico, articulação com sistema de garantia de direitos, palestras, avaliação dos meios socioeconômico e culturais dos usuários e suas respectivas famílias, propondo e executando procedimentos necessários à promoção da integração social e/ou da facilitação das condições gerais para o tratamento diagnosticado.

Psicopedagogia:

Este atendimento será oferecido duas vezes na semana com duração de uma hora cada um. Será oferecida no contra turno escolar para crianças/adolescente, o trabalhado será realizado individual ou em grupo de acordo com a necessidade/dificuldade de cada um, com intuito de desenvolver a alfabetização,despertando neles interesse e desafiando-os para novas experiências educativas, bem como o resgate da autoestima escolar, independência e autonomia. Este atendimento visa a inclusão social e não acadêmica, pois devido a deficiência/dificuldade de aprendizagem esses usuários possuem grande dificuldades em se socializarem no meio escolar e social.

Fonoaudiologia:

A fonoaudiologia auxilia crianças, jovens, adultos e idosos que apresentam alterações na comunicação oral e/ou escrita, levando-os a reabilitação no âmbito social, escolar e familiar, facilitando o processo de comunicação e proporcionando uma melhor qualidade de vida, este atendimento ocorrera uma vez na semana com duração de 1 hora cada sessão.

Psicologia:

O trabalho desenvolvido na psicologia visa atender usuários com distúrbios emocionais, tendo como principais queixas: agressividade, insegurança, relacionamento familiar conturbado, hiperatividade, limites, depressão, entre outras, propiciando pleno desenvolvimento de suas habilidades, potencialidades, auxiliando-os a encontrar o equilíbrio biopsicossocial. Este atendimento ocorrera uma vez na semana com duração de 1 hora cada sessão.

Fisioterapia:

O atendimento é destinado crianças, jovens e adultos com distúrbio neuromotor como: Paralisia Cerebral, diversas síndromes, Traumatismo Craniano e Acidente Vascular Cerebral, visando a reabilitação e melhoria na qualidade de.

Esta ação ocorrerá 2 vezes por semana, com duração de 3 horas e meia, tendo um intervalo para o lanche. Busca o apoio à inclusão social e escolar da criança com deficiência junto à comunidade a qual pertence. Para tanto utilizamos de 03 salas de atendimento com diferentes objetivos, sendo: Inclusão digital, sala de artes e cotidiano e sala de jogos, música e brincadeiras. Cada uma das salas desenvolve seus objetivos voltado para um único tema de trabalho. Também temos a sala de tecnologia assistiva a qual possui todo material de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Utilizam jogos pedagógicos, livros de histórias, massinha, lápis de cor, giz de cera, alinhavo, EVA, cola, tesoura, papeis como cartolina, sulfite, crepom, laminado, paraná, soft wear, teclados adaptados, dentre outros jogos pedagógicos, lúdicos e outros materiais que se faça necessário para o desenvolvimento do trabalho.